tag:blogger.com,1999:blog-32370796670787492512024-03-13T04:18:55.231-07:00Projeto LanteProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-42816654168085147322009-07-01T18:43:00.000-07:002009-07-01T18:45:19.312-07:00Variando os Coeficientes da retaFinalmente para inclinação da reta pode ser visto na applet:<br />http://www.analyzemath.com/Slope/Slope.htmlProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-39175458536656889492009-07-01T18:40:00.000-07:002009-07-01T18:41:44.986-07:00Plano cartesianoEstude o plano cartesiano no link:<br />http://www.cut-the-knot.org/Curriculum/Calculus/Coordinates.shtmlProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-47496015241765553642009-07-01T18:37:00.000-07:002009-07-01T18:46:47.707-07:00Encontrando os Coeficientes na EquaçãoAche os coeficientes angular e linear para a equação da reta no link:<br />http://www.fi.uu.nl/toepassingen/02023/toepassing_wisweb.xml?language=en&publication=externProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-77322717691985115322009-07-01T16:57:00.000-07:002009-07-01T16:58:12.047-07:00Vídeo-aula sobre Plano Cartesiano<br />www.youtube.com/watch?v=LNFGT8Q8_WYProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-2892752488390522912009-07-01T16:45:00.000-07:002009-07-01T16:56:19.271-07:00Vídeo Biografia de René DescartesAssista o vídeo da "Biografia de René Descartes"<br />http://www.youtube.com/watch?v=FXnYPtrOwo0ProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-22701840212694218442009-06-24T18:32:00.001-07:002009-06-24T18:32:31.166-07:00Traçando uma reta com o graphmatica<br /><br />http://www.4shared.com/file/113976998/5e5074a0/reta.htmlProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-76920837079289443112009-06-24T18:14:00.000-07:002009-06-24T18:15:19.400-07:00Traçando circunferencia com o graphmatica<br /><br />http://www.4shared.com/file/113972181/bfe63baa/circ.htmlProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-25901468312924797732009-06-17T13:33:00.000-07:002009-06-17T13:34:53.196-07:00Link de Texto Sobre Sistemas<span class="Apple-style-span" style="border-collapse: separate; color: rgb(0, 0, 0); font-family: 'Times New Roman'; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: 2; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px;"></span>http://docs.google.com/View?id=ddsqbfrh_13j36nv8ProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-71521844115234451442009-06-17T13:07:00.000-07:002009-06-17T13:08:35.833-07:00Informática Educativa II :: Projeto de Aprendizagem<table class="MsoNormalTable" style="margin-left: 3.5pt; border-collapse: collapse;" border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"> <tbody><tr style=""> <td style="border: 1pt solid black; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="text-align: center;" align="center"><b style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: Arial;">Informática Educativa II :: Projeto de Aprendizagem<o:p></o:p></span></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style="">Título:</b><span style="color: fuchsia;"> </span>A matemática pela Web .<o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style="">Nome do Aluno</b>: Kelly Alessandra Souza da Silva e <o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style=""> </span><span style="color: black;">Oswaldo Ortiz Fernandes Junior <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><b><span style="color: black;">Grupo</span></b><span style="color: black;">: Bandura<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="color: black;"><o:p> </o:p></span></p> </td> </tr> <tr style="height: 36.75pt;"> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt; height: 36.75pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Disciplina e anos envolvidos:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="">Matemática - Geometria Analítica, 3ª. série do Ensino Médio<o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style="height: 26.25pt;"> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt; height: 26.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Tema central :<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="">A construção de uma página de matemática na internet .<b style=""><o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style="height: 26.25pt;"> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt; height: 26.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Temas de apoio:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="">Geometria Euclidiana, sistema cartesiano ortogonal , equação de 1° grau, função de 1° grau.<b style=""><o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; text-align: justify; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Justificativa:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Qualquer curso básico da área de exatas e alguns cursos de outras áreas, como por exemplo economia, administração de empresas, etc. possuem em seu currículo uma disciplina básica de Geometria Analítica, que é base introdutória para cursos mais avançados de Álgebra Linear, espaços vetoriais que são usados para estudos específicos de cada área.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Atualmente o processo Ensino-Aprendizagem de Matemática ocorre na maioria das vezes com a presença de docentes e alunos nas salas de permanência ou salas de aulas. Os métodos utilizados, muitas vezes, ainda são obsoletos e antiquados.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Muitas vezes, os alunos do Ensino Fundamental e Médio recebem materiais mal elaborados com teorias e exercícios clássicos sobre questões de Matemática e muitas vezes tais assuntos são apresentados de uma forma reduzida em função do tempo escasso destinado tanto a docentes como a alunos.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Com esta proposta, os alunos poderão ter acesso a informações atualizadas e dinâmicas, dentro das atuais tendências em Educação Matemática, que poderão sofrer alterações dinâmicas, de um dia para outro, em função de sugestões tanto do corpo construtor do projeto como também de visitantes da Home Page.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Objetivos gerais e específicos: <o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Como objetivos gerais trabalhar de forma colaborativa na construção do conhecimento usando recursos da web 2, levantar dados históricos relativos ao tema, pesquisar conteúdos relativos ao tema.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">O principal objetivo do trabalho é estimular a autonomia do aluno através do trabalho colaborativo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Os objetivos intermediários são suprir deficiências conceituais relativas ao tema, mostrar as ligações do tema com outros temas / área da matemática.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Enfoque pedagógico :<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">A linha pedagógica a ser adotada será Pós-construtivista.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">O nosso projeto prevê trabalho em grupo onde as informações são compartilhadas e o conhecimento é instalado a partir da troca dessas informações que serão reelaboradas pela turma. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">O professor adquire novos conhecimentos fruto das pesquisas dos alunos e complementa as informações dos alunos quando necessário, numa postura menos centralizadora. Ele será o articulador dos conhecimentos e todos serão parceiros de uma grande construção, pois ao valorizarmos as parcerias estamos mobilizando a classe para pensar conjuntamente e não para esperar que uma única pessoa tenha todas as respostas para tudo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">A aprendizagem dos conceitos científicos adquiridos através de mediação cultural, que se dá pela interação com professores e colegas, apóia-se em um conjunto previamente desenvolvido de conhecimentos originários das experiências diárias do aluno. Esse conhecimento, espontaneamente adquirido, passa a ser o mediador da aprendizagem de novos saberes.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Também privilegia o uso de novas tecnologias que amplia a interação e comunicação entre os alunos e são fundamentais para a aprendizagem colaborativa. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; text-align: justify; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Recursos tecnológicos:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="">Uso do google docs para trabalho cooperativo do conteúdo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="">Uso do slideshare para trabalho cooperativo na apresentação de aulas.<br /> Uso do frontpage ou equivalente para construção das páginas.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="">Uso de applets de matemática para exemplificar / simular conteúdos.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="">Uso de software como winplot ou graphmatica para ilustração de conteúdo e exercícios.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="">Uso do geogebra programa de geometria dinâmica.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; text-align: justify; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Etapas<span style=""> </span>e suas estratégias de realização:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Dividir a turma em grupos, cada grupo ficará responsável por uma contribuição para a construção da página.<br /> <b style="">Etapa 1</b><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Pesquisa bibliográfica sobre René Descartes criador da Geometria Cartesiana<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Levantamento bibliográfico de conteúdo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">O grupo deverá levantar o conteúdo em diferentes livros e sites contendo personagens, história sobre o tema, applets e demos sobre o tema. Após o levantamento, deverá selecionar o conteúdo. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""> <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><span style="">Etapa 2<o:p></o:p></span></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Estruturação da página com o conteúdo<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">O grupo efetuará o projeto e desenho da página além dos acessórios para completá-la, isto é, links que remetam a outras páginas relacionadas com o tema. A página poderá ser criada usando o google docs e depois arte-finalizada com o FrontPage ou outro software equivalente.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""> <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><span style="">Etapa 3<o:p></o:p></span></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Integração da página com outras páginas acessórias como bloggers ou outras que complementam o conteúdo da página desenvolvida.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""> <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><span style="">Etapa 4<o:p></o:p></span></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Publicação da página na web em servidor gratuito.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Cada etapa terá uma avaliação proporcional ao nível de dificuldade, assim a 1ª etapa terá um valor maior.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Para realização das etapas serão usados: o próprio google docs, e o slideshare para apresentação do conteúdo o uso de applets do site cut the knot ou ainda alguns objetos de aprendizagem encontrados no RIVED.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Definição de papéis:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">O professor será o mediador do processo de aprendizagem.Os alunos irão contribuir de forma ativa para a execução do projeto, através de um trabalho cooperativo dentro do seu grupo e entre os outros grupos, sendo agentes construtores da sua própria aprendizagem.<br /> Os alunos serão autores tutorados pelo professor que orientará sobre a construção da página junto aos mesmos.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="background: white none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;">Os alunos ficarão responsáveis pelos seguintes itens:</span><span style=""><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">A biografia de René Descartes<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="background: white none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;">Construção do material básico de Matemática a ser estudado para o ensino de equação da reta.</span><span style=""><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="background: white none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;">Elaboração de textos a partir do próprio material da página, que poderá ser utilizado pelos interessados para acompanhamento das atividades.</span><span style=""><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="background: white none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;">Elaboração de problemas e exercícios que poderão ser apresentados e resolvidos "On-line".</span><span style=""><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Sites e bibliografia de apoio:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">GIOVANNI JOSÉ RUY- BONJORNO JOSÉ ROBERTO-GIOVANNI JR-Matemática fundamental- 2°grau volume único- FTD<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="" lang="EN-US">www.<b>geogebra</b>.org/ - 15k <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="" lang="EN-US">www.professores.uff.br/hjbortol/<b>geogebra</b>/<b>geogebra</b>.overview.html - 4k <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="" lang="EN-US">www.infoescola.com/geometria-analitica/equacoes-da-<b>reta</b>/ - 27k – <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="" lang="EN-US"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><a href="http://www.geogebra.org/help/docupt_BR.pdf"><span style="color: windowtext;" lang="EN-US">www.<b>geogebra</b>.org/help/docupt_BR.pdf</span></a></span><span style=""> <span lang="EN-US"><o:p></o:p></span></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="" lang="EN-US">pt.wikipedia.org/wiki/<b>Geometria</b>_<b>analítica</b> - 28k <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="" lang="EN-US">www.youtube.com<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="" lang="EN-US">video.google.com<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><a href="http://www.slideshare.net/"><span style="color: windowtext;" lang="EN-US">www.<b>slideshare</b>.net/</span></a></span><span style="" lang="EN-US"> - 43k <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><a href="http://www.rived.mec.gov.br/fac.php"><span style="color: windowtext;" lang="EN-US">www.<b>rived</b>.mec.gov.br/fac.php</span></a></span><span style="" lang="EN-US"> - 16k <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b><span style="" lang="EN-US">docs</span></b><span style="" lang="EN-US">.<b>google</b>.com/ <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><a href="http://www.evef.com.br/criacaodesites.asp"><span style="color: windowtext;" lang="EN-US">www.evef.com.br/criacaode<b>sites</b>.asp</span></a></span><span style="" lang="EN-US"> <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="" lang="FR">pt.wikipedia.org/wiki/<b>René_Descartes</b> - 69k<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><span style="" lang="FR"><o:p> </o:p></span></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Coleta de dados:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">A fonte de obtenção dos dados será a internet, pois através dela temos acesso a vídeos, sites, dentre muitas outras possibilidades. Os alunos, através dos grupos que foram formados, pesquisarão sobres os conceitos pré-determinados através de conversa informal em sala de aula.<span style=""><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Seleção do material:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Programas para publicação de conteúdo, geração de gráficos, servidores.<o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">O material a ser utilizado para a publicação da página, será apresentado pelos grupos de alunos e selecionado pela turma após a apresentação. O material se resumirá em textos e imagens relacionados ao assunto escolhido. Todo o material será desenvolvido e trabalhado pela turma durante as alunas de matemática<b style=""><o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Programação visual:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="color: fuchsia;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">Os recursos que utilizaremos durante a execução do projeto são imagens, os programas slideshare, frontpage e o software de geometria Geogebra.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="">No final o maior recurso visual do projeto será a criação da página na internet com todas as informações citadas anteriormente.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Meios para a execução:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">O projeto poderá se desenvolver em vários ambientes, dentro da escola através da utilização do laboratório de informática os alunos poderão obter as informações necessárias, tratar os dados obtidos, trabalhar com software de geometria dinâmica no estudo de equação da reta, do gráfico da função do 1° grau , em casa, pois o projeto requer tempo livre para que o aluno possa dar continuidade as suas pesquisas. <o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><o:p> </o:p></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">O trabalho em grupo que é a essência para o sucesso do projeto. Desta forma sempre propor aos alunos que se reúnam em locais diferentes com finalidades específicas de acordo com o tema que cada grupo pretende pesquisar, sempre incentivando o trabalho cooperativo afim de obtermos a participação efetiva de todos os alunos.<o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid solid; border-color: -moz-use-text-color black black; border-width: medium 1pt 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Avaliação:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="">A avaliação deverá ser qualitativa, através da observação direta da participação, envolvimento e interesse apresentados pelos alunos durante todas as etapas do projeto.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> <tr style=""> <td style="border-style: none solid; border-color: -moz-use-text-color black; border-width: medium 1pt; padding: 0cm 3.5pt; width: 426.25pt;" valign="top" width="568"> <p class="MsoNormal" style="background: rgb(224, 224, 224) none repeat scroll 0% 50%; text-align: justify; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"><b style="">Cronograma:<o:p></o:p></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><span style=""><o:p> </o:p></span></b></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><span style="">1° aula</span></b><span style=""> - Propor o projeto a turma<br /> Dividir a turma em grupos<br /> Apresentar as opções de páginas gratuitas para a escolha dos alunos<br /> <!--[if !supportLineBreakNewLine]--><br /> <!--[endif]--><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <b style="">2° aula -</b> Apresentar algumas ferramentas da web 2.0 para os alunos<br /> <span style=""> </span>Dividir os conteúdos a serem pesquisados por cada grupo<br /> <!--[if !supportLineBreakNewLine]--><br /> <!--[endif]--><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <b style="">3° aula -</b> Os grupos apresentarão suas pesquisas<br /> <span style=""> </span>A turma selecionará o conteúdo relevante ao projeto<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <br /> <b style="">4ª aula</b> - Edição do conteúdo selecionado<br /> <span style=""> </span>Criação da página na web<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <b style=""><br /> 5ª aula -</b> Estudar a distância entre dois pontos na reta, o sistema cartesiano ortogonal <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><span style=""> </span>Utilizar o Geogebra para trabalhar<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><span style=""> </span>Fazer uma síntese da atividade para postar na página. <br /> <!--[if !supportLineBreakNewLine]--><br /> <!--[endif]--><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <b style="">6ª aula</b> - Estudar a distância entre dois pontos no plano cartesiano.<br /> <span style=""> </span>Utilizar o Geogebra para trabalhar<br /> <span style=""> </span>Fazer uma síntese da atividade para postar na página<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <br /> <b style="">7ª aula</b> - Estudar a reta no plano cartesiano, a inclinação e o coeficiente angular.<br /> <span style=""> </span>Utilizar o Geogebra para trabalhar identificar os elementos.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""> <span style=""> </span>Fazer uma síntese da atividade para postar na página. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <br /> <b style="">8ª aula</b> - Estudar a equação da reta, a sua representação.<br /> <span style=""> </span>Utilizar o Geogebra para trabalhar <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""> <span style=""> </span>Fazer uma síntese da atividade para postar na página<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <b style="">9ª aula -</b> Realizar uma síntese formal de todo conteúdo trabalhado durante as aulas <span style=""> </span>anteriores (professor)<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><span style=""> </span><span style=""> </span>Postar na página a síntese formal<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><span style="">10ª aula</span></b><span style=""> - Realizar uma avaliação coletiva do projeto<br /> <span style=""> </span>Postar comentários na página (alunos)<br /> <span style=""> </span><span style=""> </span>Responder a uma enquete sobre o projeto (Aluno)<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style=""><br /> <b style="">11ª aula</b> - Culminância do projeto - <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style=""> <span style=""> </span> Apresentação para toda a escola do registro feito pelo professor do trabalho dos alunos, através de slides das fotos do desenvolvimento de todo o projeto.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style=""> <span style=""> </span>Apresentação oficial da página para toda a comunidade escolar.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style=""><span style="background: white none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"> </span><span style=""><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="background: white none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial;"> </span><span style=""><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b style=""><o:p> </o:p></b></p> </td> </tr> </tbody></table>ProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3237079667078749251.post-87200817395785377752009-06-09T18:00:00.000-07:002009-06-09T18:09:03.214-07:00Projeto LanteEste blog é para ser usado no projeto Lante<br />Grupo Bandura<br />Kelly Alessandra & Oswaldo OrtizProjetoLante Grupo Bandurahttp://www.blogger.com/profile/11259284402798726729noreply@blogger.com0